domingo, 17 de fevereiro de 2013

O computador na escola (benefícios para um processo de ensino aprendizagem


O COMPUTADOR NA SALA DE AULA 


            O uso pedagógico da informática é significativo e importante, pois esse recurso contribuiu no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando um ensino interdisciplinar e contextualizado.
            O computador possui vantagens e desvantagens, como qualquer outra ferramenta utilizada no processo de ensino e aprendizagem. É preciso que o educador saiba se utilizar dos meios que tem à sua disposição e no caso do computador, saiba valer-se dos recursos que ele oferece e que podem contribuir para uma formação crítica dos alunos. Para isso, é preciso que seja utilizado como ferramenta pedagógica, pois não basta saber manejar a máquina: é preciso apropriar-se das formas adequadas de sua utilização no espaço escolar (FONSECA e FERREIRA, 2006).
            Devido à rapidez na disseminação de conhecimentos com que atualmente nós educadores nos vemos diariamente envolvidos, a praxe nos convida a vivenciar um cenário educacional cada vez mais voltado à pesquisa e utilização de ferramentas inovadoras e, consequentemente, mais motivadoras que proporcionem maiores e melhores subsídios para expressar de forma original e eficaz a arte do bem ensinar. É diante desta nova realidade que cabe ao professor uma pesquisa incessante de recursos pedagogicamente aplicáveis, no intuito de envolver e provocar a curiosidade dos alunos alinhada às necessidades de uma produção de conhecimento mais interessante, lúdica e autônoma.
            O computador está presente em nosso cotidiano com inovações crescentes, facilitando o conhecimento através de novas representações e aos poucos vêm sendo inseridas no âmbito educacional. Sua utilização em ambientes escolares permite uma ampliação de estratégias pedagógicas que podem favorecer a construção do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem.  Através de tecnologias associadas é possível potencializar o processo educacional, principalmente em se tratando da internet, pois esta disponibiliza uma variedade de recursos, dentre os quais à utilização de softwares educacionais como apoio ao ensino de ciências.
             A utilização da tecnologia na educação amplia de forma significativa as possibilidades de desenvolvimento de trabalhos pedagógicos mais ricos e interessantes para o aluno. Todavia, não se pode dispensar a realização de um planejamento de situações educacionais, podendo, para tanto, pautar-se nos pilares da proposta de Delors (1998) para uma Educação no século XXI que possibilitem ao aluno: “aprender a aprender”, “aprender a fazer”, “aprender a ser” e “aprender a conviver”.
1#!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário