O COMPUTADOR NA SALA DE AULA
O uso pedagógico da informática é
significativo e importante, pois esse recurso contribuiu no processo de ensino
e aprendizagem, possibilitando um ensino interdisciplinar e contextualizado.
O computador possui vantagens e
desvantagens, como qualquer outra ferramenta utilizada no processo de ensino e
aprendizagem. É preciso que o educador saiba se utilizar dos meios que tem à
sua disposição e no caso do computador, saiba valer-se dos recursos que ele
oferece e que podem contribuir para uma formação crítica dos alunos. Para isso,
é preciso que seja utilizado como ferramenta pedagógica, pois não basta saber
manejar a máquina: é preciso apropriar-se das formas adequadas de sua
utilização no espaço escolar (FONSECA e FERREIRA, 2006).
Devido à rapidez na disseminação de
conhecimentos com que atualmente nós educadores nos vemos diariamente
envolvidos, a praxe nos convida a vivenciar um cenário educacional cada vez
mais voltado à pesquisa e utilização de ferramentas inovadoras e, consequentemente,
mais motivadoras que proporcionem maiores e melhores subsídios para expressar
de forma original e eficaz a arte do bem ensinar. É diante desta nova realidade
que cabe ao professor uma pesquisa incessante de recursos pedagogicamente aplicáveis,
no intuito de envolver e provocar a curiosidade dos alunos alinhada às
necessidades de uma produção de conhecimento mais interessante, lúdica e
autônoma.
O computador está presente em nosso
cotidiano com inovações crescentes, facilitando o conhecimento através de novas
representações e aos poucos vêm sendo inseridas no âmbito educacional. Sua
utilização em ambientes escolares permite uma ampliação de estratégias
pedagógicas que podem favorecer a construção do conhecimento no processo de
ensino e aprendizagem. Através de
tecnologias associadas é possível potencializar o processo educacional,
principalmente em se tratando da internet, pois esta disponibiliza uma
variedade de recursos, dentre os quais à utilização de softwares educacionais
como apoio ao ensino de ciências.
A utilização da tecnologia na educação amplia
de forma significativa as possibilidades de desenvolvimento de trabalhos
pedagógicos mais ricos e interessantes para o aluno. Todavia, não se pode
dispensar a realização de um planejamento de situações educacionais, podendo,
para tanto, pautar-se nos pilares da proposta de Delors (1998) para uma
Educação no século XXI que possibilitem ao aluno: “aprender a aprender”,
“aprender a fazer”, “aprender a ser” e “aprender a conviver”.
1#!
Nenhum comentário:
Postar um comentário