A TV COMO
FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Vivemos em um mundo dotado de
diversidade e estamos diante de um era em que a globalização está cada vez mais
fortalecida. Diante disso, é imprescindível que o ambiente escolar esteja
interligado com as diferentes culturas e com os acontecimentos que, a todo
instante, marcam a vida do ser humano de alguma forma. O ensino
descontextualizado e altamente descritivo está sendo, cada vez mais, deixado de
lado, priorizando o contato e a valorização social bem como atividades pedagógicas
que colocam aluno em contato com a prática e com o debate.
Sabemos que a mídia e os recursos
audiovisuais abrangem toda a população e por isso acaba influenciando na
formação do indivíduo, até mesmo porque esse contato já acorre nos primeiros
anos de vida, antes mesmo desse individuo freqüentar a escola. Daí surge a ideia
de se utilizar a Televisão como instrumento pedagógico, criando conhecimento e
gerando problematização no contexto escolar.
Ao tornar o espaço da sala de
aula mais criativo e inovando a prática docente pode-se trabalhar temas e
situações cotidianas que merecem tratamento dentro da escola. Além disso, a ampliação do processo educar vai
viabilizar a interação da mídia com o fazer pedagógico abrindo espaço para
questionamentos que vão transcender o ambiente escolar. A formação de cidadãos
mais críticos é uma das propostas desse mecanismo de ensino pedagógico, que ao
colocar o aluno em contato com tudo que está acontecendo no mundo possibilita a
construção ou desconstrução de conceito sócio-político e cultural sobre a
sociedade em que vivemos.
É importante que o regente entenda
que o livro não é o único Instrumento informativo e comece a superar a
cotidianidade fazendo uso da televisão para mostrar novas formas de ver e
interpretar o mundo. Essa ferramenta é importante, pois atinge a população de
todas as idades, fazendo que o desenvolvimento dessa atitude crítica e
transformadora não fique restrita às crianças e aos adolescentes.
A possibilidade de uma
aprendizagem dinâmica e contínua a partir da tríade Ciência, Tecnologia e
Sociedade (CTS) fazendo uso de artefatos midiáticos fortalecerá o raciocínio
reflexivo dos alunos através de uma aprendizagem prática, participativa e
descentralizada, em que os debates e o intercâmbio de conhecimento fará o aluno
perceber seu papel de sujeito construtor da própria história.
Referencia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário