segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A TV como ferramenta pedagógica


A TV COMO FERRAMENTA  PEDAGÓGICA




Vivemos em um mundo dotado de diversidade e estamos diante de um era em que a globalização está cada vez mais fortalecida. Diante disso, é imprescindível que o ambiente escolar esteja interligado com as diferentes culturas e com os acontecimentos que, a todo instante, marcam a vida do ser humano de alguma forma. O ensino descontextualizado e altamente descritivo está sendo, cada vez mais, deixado de lado, priorizando o contato e a valorização social bem como atividades pedagógicas que colocam aluno em contato com a prática e com o debate.
Sabemos que a mídia e os recursos audiovisuais abrangem toda a população e por isso acaba influenciando na formação do indivíduo, até mesmo porque esse contato já acorre nos primeiros anos de vida, antes mesmo desse individuo freqüentar a escola. Daí surge a ideia de se utilizar a Televisão como instrumento pedagógico, criando conhecimento e gerando problematização no contexto escolar.
Ao tornar o espaço da sala de aula mais criativo e inovando a prática docente pode-se trabalhar temas e situações cotidianas que merecem tratamento dentro da escola.  Além disso, a ampliação do processo educar vai viabilizar a interação da mídia com o fazer pedagógico abrindo espaço para questionamentos que vão transcender o ambiente escolar. A formação de cidadãos mais críticos é uma das propostas desse mecanismo de ensino pedagógico, que ao colocar o aluno em contato com tudo que está acontecendo no mundo possibilita a construção ou desconstrução de conceito sócio-político e cultural sobre a sociedade em que vivemos.
É importante que o regente entenda que o livro não é o único Instrumento informativo e comece a superar a cotidianidade fazendo uso da televisão para mostrar novas formas de ver e interpretar o mundo. Essa ferramenta é importante, pois atinge a população de todas as idades, fazendo que o desenvolvimento dessa atitude crítica e transformadora não fique restrita às crianças e aos adolescentes.
A possibilidade de uma aprendizagem dinâmica e contínua a partir da tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) fazendo uso de artefatos midiáticos fortalecerá o raciocínio reflexivo dos alunos através de uma aprendizagem prática, participativa e descentralizada, em que os debates e o intercâmbio de conhecimento fará o aluno perceber seu papel de sujeito construtor da própria história.

Referencia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário